MAUC - Exposição "100" Estrigas e a Importância dos museus
- Lucas Benício
- 24 de set. de 2019
- 3 min de leitura
MAUC
O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, o MAUC, é um museu universitário vinculado ao Gabinete do Reitor da universidade, órgão do Ministério da Educação (MEC). O museu iniciou suas atividades em 18 de julho de 1961 e possui um instrumento legal de criação. O MAUC funciona de segunda à sexta, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00, e está localizado na Av. da Universidade, 2854, Benfica.
O MAUC foi idealizado pelo Reitor Antônio Martins Filho, tendo como objetivo, desenvolver as artes plásticas no Estado do Ceará, firmando-se como importante centro de preservação da cultura artística cearense. Atualmente o museu possui um acervo de mais de 7.000 obras, além de contar com 5 salas permanentes em prol de homenagear importantes artistas cearenses, como Aldemir Martins, Antônio Bandeira e outros.

Exposição “100 Estrigas”
O MAUC inaugurou nesta ultima quinta-feira, dia 19, a exposição “100 estrigas” que comemora o centenário de Estrigas, um dos grandes artistas cearenses.
Nildo de Brito Firmeza, o Estrigas, formado em odontologia, passou a frequentar a Sociedade Cearense de Artes Plásticas – SCAP, em 1950, lugar onde se deu um contato mais profundo dele com as artes, realizando seus primeiros cursos de pintura e desenho, e onde se tornou membro da diretoria em 1953.
Em 1969, fundou o Minimuseu Firmeza, em Mondubim, no sitio onde morava próximo a capital cearense. Em 2007, foi homenageado pelo MAUC, obtendo a medalha do Mérito Cultural, como reconhecimento pela sua contribuição à cultura e arte, ademais, também foi realizada a exposição Nice e Estrigas, Pinturas e Desenhos, contendo diversos trabalhos do casal.

Na atual exposição, serão exibidas além das obras do artista, um documentário produzido pela TV Assembleia e haverá o lançamento do livro “A Grande Arte de Estrigas”, pelo Prof. Gilmar de Carvalho. O evento conta com uma programação que engloba exposições, debates e a entrega do Diploma Estrigas a artistas e outras personalidades da cultura cearense. A comemoração do centenário de Estrigas, foi uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e do Minimuseu Firmeza.
O Minimuseu Firmeza é um espaço cultural, artístico e ecológico, fundado em 1969 pelo casal de artistas Nice e Estrigas. O local é considerado como um dos principais acervos de artes plásticas do Ceará. Foi chamado inicialmente de FirmezArte e logo após foi rebatizado como Minimuseu Firmeza. O espaço é constituído de inúmeras manifestações artísticas de origem cearense, contendo também esculturas e pinturas.
Para ter acesso à mais informações sobre o Minimuseu Firmeza, basta acessar o link: http://www.minimuseufirmeza.org/minimuseu
Seminário Interinstitucional sobre museus

O MAUC junto ao Museu da Fotografia Fortaleza, promovem entre os dias 25 e 27 de setembro, o “Seminário Interinstitucional Por dentro e para além dos museus: arte, educação e patrimônio”. A ação faz parte da programação nacional da 13º Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), cujo tema é “Museus por dentro, por dentro dos museus”.
O evento acontece nos dias 25 e 26 no MAUC e no dia 27 no Museu da Fotografia Fortaleza, entre os turnos manhã e tarde, será aberto ao público com inscrições presenciais.
Tal evento é de extrema importância, visto que, devemos nos atentar mais à influência dos museus sobre a educação e sua importância evidente em relação à sociedade e à história, algo que na atual conjuntura social vem ficando defasado, com jovens se atentando mais ao mundo digital e deixando de lado as origens da cultura.
Para conferir a programação completa e outras informações, basta acessar o link: https://mauc.ufc.br/mauc-e-museu-da-fotografia-fortaleza-promovem-seminario-interinstitucional-sobre-museus/
Esperamos que tenham gostado!!!
Estamos abertos a feedbacks pelo e-mail: ler.ufc@gmail.com