Literatura, Engenharia e Reflexões
Diatec-UFC
Colaboradores e Bolsistas
Mariana Campos - Engenharia Civil
Me chamo Mariana Campos e estou no oitavo semestre do curso de engenharia civil da UFC. Entrei para o time do LER em 2017, quando o projeto ainda estava iniciando, e pude me reaproximar do universo da literatura por prazer, já distante devido à graduação, além de me envolver em atividades que proporcionaram o desenvolvimento de habilidades como a escrita, o design gráfico e o desenvolvimento de plataformas digitais. Tenho muito orgulho de ter auxiliado na construção de um projeto que já é transformador apenas pelo fato de existir e através das vivências que o LER me proporcionou, pude ser agente na intervenção no ambiente universitário, contribuindo para o processo de humanização da graduação em engenharia. Hoje sou colaboradora do projeto e sinto muita gratidão por ter tido essa oportunidade, pois sei que minha visão de mundo e minhas formações profissional e humana com certeza recebem bastante influência de minha participação no LER.
Rayssa Carneiro - Engenharia Civil
Me chamo Rayssa Carneiro e atualmente curso Engenharia Civil na UFC. Conheci e passei a amar o LER logo em 2017, no seu primeiro ano de vigência, e tive oportunidade de preparar, idealizar e fazer parte das primeiras atividades do projeto. Como tive contato com o LER logo que entrei na universidade, ele chegou na minha vida sendo muito mais do que um simples projeto de incentivo à leitura, ele modificou minha forma de enxergar a engenharia. Meu desejo é que outros alunos possam ser tocados e modificados por ele! Eu pude perceber que a leitura e a engenharia não são tão distantes como pintam por aí (ou ao menos não precisam e não devem ser!). Outra coisa que me faz amar o projeto é a tentativa de incentivar a leitura por prazer - que às vezes se torna uma atividade difícil para os estudantes de engenharia - e a leitura de mundo, promovendo a cultura em suas variadas formas. Atualmente sou colaboradora do LER e tenho a plena consciência de que o projeto não quer descaracterizar a formação em engenharia, mas enriquecer essa construção na tentativa de formar engenheiros mais críticos, reflexivos e socialmente engajados.
José Valtemberg - Engenharia de Energias Renováveis
Meu nome é José Valtemberg e estou cursando o 4º semestre do curso de Engenharia de Energias Renováveis na UFC. Fui bolsista do projeto Literatura, Engenharia e Reflexões durante o ano de 2018, no qual troquei conhecimentos com os demais bolsistas e o idealizador do projeto, Luís Gonzaga. O projeto LER foi de suma importância para meu desenvolvimento crítico e permanece sendo, pois busco me informar sobre o projeto através do site e dos eventos relacionados ao mesmo. Agradeço muitíssimo ao professor Luís, por ter me orientado durante minha passagem como bolsista no LER, e aos demais bolsistas por cada momento de Literatura, engenharia e reflexão que tivemos.
Emilly Martins - Engenharia Civil
Meu nome é Emilly Martins Silveira e estou cursando o 4° semestre de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará. Conheci o LER já no meu primeiro semestre, através do professor Luís Gonzaga, que nos convidou à participar do clube de leitura, uma das atividades ofertadas pelo projeto. A partir daí comecei a criar um vínculo com o projeto, que me encantou por mostrar que eu poderia conciliar o meu curso com o hábito da leitura. Com isso, participei do LER durante o meu primeiro ano de graduação, e, no segundo, vi que poderia contribuir mais, então me tornei colaboradora. Desde então percebi que o hábito de ler pode me auxiliar de diversas formas, inclusive na graduação, pois mesmo sendo aluna de um curso das ciências exatas, a leitura é de extrema importância na interpretação e elaboração de soluções para problemas de Engenharia. Sobre meus gostos literários, eles são bastantes amplos, adoro poesias, crônicas e romances, assim como perco facilmente a noção do tempo com uma boa ficção científica. Afinal, a literatura têm esse poder de te levar a diversos mundos, dentro daquele livro encostado em uma estante. Por fim, só tenho a agradecer ao professor Luís Gonzaga, e a todos que constroem este projeto, pois ele tem muito a crescer, e continuar trazendo mais pessoas para este universo incrível que é a literatura!
Dalila Almeida - Engenharia Civil
Dalila Almeida do Nascimento: quarto semestre de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará. Tenho gosto por literatura, meu livro preferido é “O Morro dos Ventos Uivantes” de Emily Brontë, (clássico da literatura inglesa, escrito no século XIX). Outro clássico inglês da mesma época de que gosto é “Grandes Esperanças” de Charles Dickens. Tenho apreço por enredos que me deixem dividida, que me apontem questões maiores como “certo e errado”, que expõem situações críticas para qualquer pessoa e com o desenrolar me faz pensar sobre “o que eu faria?”. Falo isso pensando também em obras como “O Caçador de Pipas” (Hkaled Hosseini), “O Leitor” e “O Fim de Semana” (Bernhard Schlink). Pretendo conhecer mais da literatura nacional e também começar a ler poesia.
Kilvia Taligian - Engenharia de Petróleo
Chamo-me Kilvia Taligian Barbosa Soares, atualmente sou discente de Engenharia de Petróleo na Universidade Federal do Ceará, cursando o quarto semestre. Tornar-me bolsista do LER está sendo uma oportunidade ímpar, ao passo que, enquanto estudante de engenharia priorizo cálculos, técnicas, aprimoramento do raciocínio lógico. Âmbito onde a literatura é algo fora de contexto. Para quem, como eu, gosta desses dois mundos o LER mais parece um oásis onde posso matar a sede de reflexão, mergulhar em questões humanísticas, sair desse mundo de exatidão, números e exercitar mais a subjetividade encontrada em poesias, crônicas, poemas, tirinhas. Engana-se quem acha que fazer engenharia significa abrir mão do prazer e do poder da leitura e da reflexão. O hábito de ler desenvolve nosso entendimento de mundo e ampliar as nossas perspectivas. E falando em leitura, a minha relação com ela vem desde muito cedo. Quando criança, amava ler histórias em quadrinho. Até hoje na verdade, (risos). Dentre as minhas preferidas cito A Turma da Mônica, Batman, Homem-Aranha, Hulk. Depois descobri as tirinhas dos jornais. Foi em busca da Mafalda, do Charlie Brown e Snoop, do Calvin & Haroldo que comecei a folhear os jornais. Sensacional! O meu primeiro livro foi O Pequeno Príncipe, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. Adorei! Já perdi a conta de quantas vezes o li. Desde então sigo sempre bem acompanhada de uma #leituraatual. Sempre tenho um mundo diferente na minha mochila, cabeceira, mesinha de estudos… sempre com um livro, quase nunca sozinha! Tenho certeza que no LER vou expandir o meu mundo literário aperfeiçoar a minha acuidade na engenharia.
Lucas Benicio - Engenharia Mecânica
Me chamo Lucas Benicio da Silva, estou cursando Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Ceará, e agora sou um dos novos bolsistas do projeto LER. Confesso que nunca fui um grande leitor, no entanto, sempre achei interessante e de extrema importância o exercício da leitura. Agora, fazendo parte deste projeto, estou tendo a oportunidade de ver o vasto mundo que estava perdendo ao não me habituar na leitura, o projeto tem uma dinâmica que flui de forma bastante prazerosa, além de incitar a leitura, promove debates que ajudam no conhecimento em vários âmbitos. No projeto, já fui apresentado ao livro "101 canções que tocaram o Brasil", o qual gostei muito e que virou um marco na minha iniciativa de ser um constante leitor, além disso, agora tendo a oportunidade de poder aprimorar tal projeto para as outras pessoas, sinto que será um desafio instigante.
Luan Victor - Engenharia Civil
Meu nome é Luan Victor. Nasci e moro em Fortaleza. Sou aluno do curso de Engenharia Civil na UFC. Conheci o projeto em 2019, meu primeiro ano na Universidade. Tão logo comecei a participar das reuniões do clube de leitura, me apaixonei pelo projeto e passei sugerir textos. Em 2020, com muita alegria, passei a integrar o quadro de bolsistas do LER. Como leitor, adoro romances e livros de filosofia. Sou apaixonado pela literatura nacional, incluindo José de Alencar, Clarice Lispector, Machado de Assis e Rachel de Queiroz. Também amo clássicos da literatura mundial. Acredito muito na transformação pessoal pela leitura e creio que o hábito de ler cria amizades, diversifica nosso conhecimento e estimula a criatividade. Ler faz bem e eu me sinto muito realizado em amar a literatura e participar de um projeto que valoriza e compartilha o prazer de ler. Agradeço à coordenação do projeto, meus colegas bolsistas e à equipe de colaboradores e aos ex-membros pela manutenção e divulgação desse maravilhoso projeto para os amantes da leitura e daqueles que se sentem felizes com a realização das nossas atividades. Venha ler conosco, estamos te esperando!
Eduardo Coelho - Engenharia de Telecomunicações
Meu nome é Eduardo Coelho, estou cursando Engenharia de Telecomunicações na Universidade Federal do Ceará e no ano de 2020 comecei a atuar como bolsista do projeto. Conheci o LER em 2019, período em que estava engajado em outro projeto, mas logo me interessei. Sempre fui um grande leitor com interesses principais em áreas como Literatura histórica e ciências políticas, e em pouco tempo como bolsista já pude ampliar minha gama de interesses em diversos outros temas. Para mim o projeto se mostra de extrema importância por que traz para os alunos um ambiente de estimulação do hábito da leitura que vai muito além dos livros didáticos, o que contribui muito para uma melhor formação intelectual dos estudantes, permitindo com que os alunos desenvolvam um conhecimento que vai além da sua área técnica de atuação. A minha opinião é que a leitura tem a capacidade de mudar vidas, e que um livro pode ser um companheiro fantástico para quem souber valoriza-lo. Então se você tem interesse em conhecer esse mundo, venha fazer parte do LER.