top of page
  • Mariana Campos

A Metamorfose - Franz Kafka

"Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso."

Essa é a primeira frase do livro que começa pelo clímax, não possuindo uma ambientação, um conhecimento maior acerca dos personagens. Sendo isso feito nas páginas posteriores à transformação.


Gregor é um caixeiro viajante, uma profissão rentável no início do século XX, época em que a história é ambientada. Ele vive com seus pais e sua irmã mais nova, sendo responsável pelo sustento de sua família pois seu pai acabou perdendo tudo em uma crise anterior.


Gregor nota que algo está errado quando tenta descer da cama e não consegue, por conta dessa dificuldade, ele se atrasa para o trabalho e o seu chefe pede para que o gerente vá até sua casa para verificar o que está acontecendo. São aproximadamente 20 páginas de pura tensão pois o leitor se encontra na expectativa da reação da família ao abrir a porta do quarto e encontra-lo naquele estado. E isso acontece.


Ao contrário do que muitos pensam, o inseto não é, necessariamente, uma barata, a descrição trazida no livro deixa a determinação desse inseto a cargo da imaginação do leitor.

laparola.com.br

É interessante ver, ao decorrer da história, as mudanças nas relações dessa família, tendo que se adequar à nova realidade de Gregor e acolhê-lo mesmo que ele esteja na forma de um inseto asqueroso. A única pessoa da família que ainda o trata com certa normalidade é sua irmã mais nova, trazendo a alimentação, a qual, por sua vez, sofre uma mudança, pois Gregor percebe que seus alimentos preferidos já não possuem mais o mesmo gosto. Graças às tentativas de sua irmã, ele descobre que agora gosta de comer lixo e restos de comida.


Devido à nova condição de Gregor, a família precisa voltar para uma realidade que a muitos anos já não existia. O pai, já em idade avançada, volta a trabalhar e sua irmã, que toca violino muito bem, teve que começar a trabalhar, o que deixa Gregor com um grande sentimento de culpa.


Passam-se meses e a situação de Gregor não muda, o nojo e o asco da família aumentam, chegando ao ponto em que sua própria irmã não aguenta mais sua situação. Seus pais começam a se questionar se essa situação é permanente.


O momento mais triste da história é quando a família está reunida e pensa se não seria melhor que Gregor morresse.


O final da história é muito interessante e o livro como um todo prende a atenção do leitor do começo ao fim. Particularmente, acreditava que a escrita de Kafka seria de difícil compreensão mas nesse livro em especial pude perceber que é uma leitura bastante clara.


Destaque
Tags
bottom of page