A Paciente Silenciosa - Alex Michaelides
- Mariana Campos
- 2 de out. de 2020
- 2 min de leitura

É muito fácil me influenciar quando o assunto é LIVROS, A Paciente Silenciosa foi um típico exemplo disso, pois muitas pessoas começaram a falar sobre ele e rapidamente o interesse por ele foi despertado em mim.
Se trata de um thriller psicológico que narra a história da pintora Alicia Berenson, internada em uma clínica psiquiátrica após ter sido acusada e condenada pelo assassinato do marido, um renomado fotógrafo de moda, Gabriel Berenson, com vários tiros no rosto. Após o acontecido, Alicia nunca mais falou, nem sequer para se defender em seu julgamento, nada.
Anos depois, o terapeuta Theo Faber, começa a trabalhar na mesma clínica em que Alicia está internada. A partir daí as histórias desses dois personagens são narradas de forma que as conhecemos separadamente, com seus passados difíceis, e ao mesmo tempo, seus presentes também nada fáceis se interligam.
O autor Alex Michaelides apresenta uma escrita muito inteligente pois durante todo o caminho do enredo até o final surpreendente, somos levados a suspeitar de vários personagens, duvidando da veracidade das histórias apresentadas por vários deles. Em diversos momentos me peguei procurando pistas e tentando achar detalhes que me fizessem entender o que aconteceu na noite do assassinato de Gabriel e principalmente: por que Alicia não fala?
Também gostei muito da abordagem que é dada para o assunto ‘terapia’, pois aqui vemos a perspectiva do terapeuta, que podemos muitas vezes esquecer, mas também é um ser humano com sentimentos, conflitos internos e traumas. E para entender melhor seu paciente e assim ajudar a tratá-lo, se coloca em seu lugar.
Frase marcante: “Ele me matou… papai acabou de me matar”
Atenção: o livro apresenta gatilhos.
Para qualquer comentário acesse ler.ufc@gmail.com
Da uma passada também no nosso instagram @ler.ufc
Comments