top of page
  • Mariana Campos

O Nobel da mistura de culturas


Nesta quinta-feira (05) foi anunciado o vencedor do prêmio Nobel de Literatura. Kazuo Ishiguro, de 62 anos, nasceu em Nagasaki e se mudou para Londres aos cinco anos de idade. Sua literatura possui temas recorrentes sobre memórias, passagem do tempo e autoilusão, levando seus romances a se destacarem e receberem adaptações cinematográficas de sucesso como Os vestígios do dia (1989) estrelado por Anthony Hopkins e Emma Thompson.

"Em seus romances de grande força emocional revelou o abismo sob a nossa sensação ilusória de conexão com o mundo."

- Comunicado da Academia justificando a escolha de Kazuo.

Definido por alguns como uma mistura de Franz Kafka e Jane Austen, Kazuo Ishiguro apresenta em seus romances uma interessante conexão entre seu lado japonês e seu lado inglês. A imersão em histórias que mostram uma relação entre duas culturas bastante diferentes e a mistura de línguas em seus livros são alguns dos grandes atrativos de seus textos.

Seus dois primeiros romances, A pale view of hills (1982) e An artist or the floating world (1986) se passam em Nagasaki anos depois da Segunda Guerra Mundial.

Em 1995, Kazuo recebeu a ordem do Império britânico por seus serviços prestados à literatura mas em suas entrevistas demonstra modéstia apesar do sucesso. Afirmou que não acreditava que ganharia o prêmio Nobel (e realmente não era um dos favoritos nas apostas) e após receber a notícia do resultado, acreditou apenas depois de ver no noticiário.

Recentemente Kazuo revelou que irá iniciar um novo projeto, escrevendo uma novela gráfica, o que, segundo ele, o reconecta com sua infância, época em que lia mangás.

Segue uma lista com as obras do autor:

- Uma pálida visão dos montes (1982);

- An artist of the floating world (1986);

- Os vestígios do dia (1989);

- O desconsolado (1995);

- Quando éramos órfãos (2000);

- Não me abandone jamais (2005);

- O gigante enterrado (2015);

- Noturnos: histórias de música e anoitecer (Contos- 2009);

- Filme A Condessa Branca (roteiro - 2005).

Fontes:

http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/10/05/nipo-britanico-kazuo-ishiguro-vence-o-nobel-de-literatura-de-2017/

http://cultura.estadao.com.br/noticias/literatura,kazuo-ishiguro-e-o-premio-nobel-de-literatura-de-2017,70002028435

http://search.folha.uol.com.br/?q=nobel+literatura

Destaque
Tags
bottom of page