top of page
  • Mariana Campos e Rayssa Carneiro

Primeiro Clube de Leitura do LER (vol.01, 2017)

Na quarta-feira, dia 6 de Setembro, tivemos o primeiro encontro do Clube de Leitura do LER. Ocorreu por volta das 12:30 no bloco 708 (Engenharia Civil), no Campus do Pici, e contou com a participação do Coordenador do Projeto, professor Luis Gonzaga Rodrigues Filho e das duas bolsistas que o auxiliam, ambas alunas do curso de Engenharia Civil, Mariana Campos e Rayssa Carneiro.


Primeiramente, o Projeto foi apresentado aos estudantes, o Professor Luis Gonzaga falou sobre a motivação para a criação do LER e sobre a importância do incentivo à leitura nos cursos do Centro de Tecnologia. Após isso, as bolsistas falaram sobre as ações que já estavam sendo implementadas como a criação do site e da página no Facebook que além de serem espaços de divulgação, permitem a interação do projeto com os discente e docentes da UFC. Foram expostas também as propostas futuras do LER como a intenção de realizar visitas, oferecidas aos alunos do CT, aos equipamentos culturais da UFC como o Museu de Artes da Universidade (MAUC) e a parceria com um outro Projeto, o Livros Livres, para a implementação de uma estante de livros compartilhados no CT.


Após a apresentação do projeto, foi a vez dos alunos se apresentarem e falarem um pouco sobre sua relação com a leitura. Os relatos foram bem interessantes.

O primeiro relato veio do aluno Marcos Maia do terceiro ano de Engenharia Civil, seu relato veio ao encontro do escopo de nosso projeto, que é incentivar a literatura, em suas diferentes formas, aos alunos de Engenharia da UFC.

"Eu sempre gostei de ler, mas acredito que após entrar na universidade em um curso de Engenharia acabei perdendo o hábito..."

Marcos Maia (estudante)


O aluno do primeiro ano de Engenharia Civil, Victor Hugo, falou sobre a importância que o livro O Alquimista possui em sua vida pois, segundo ele, apesar desse tipo de leitura ser um tanto criticado ao ler o livro aprendeu que devemos lutar pelos nossos sonhos. Essa exposição que Victor fez nos permite acrescentar, mais uma vez, que não importa qual e como sejam suas condições de leitura, o importante é ler, praticar o senso crítico e tentar apreender as diversas formas de cultura e expressão, como forma de nos impor em nossa sociedade.

"Tinha o sonho de cursar Engenharia Civil na UFC era um sonho distante e o livro foi uma grande motivação, hoje me sinto realizado de estar onde estou"

Victor Hugo (estudante)



Outra aluna do primeiro ano do curso de Engenharia Civil que marcou presença no encontro foi Sabrina Gonçalves, que disse que um livro que a marcou bastante foi A Hora da Estrela de Clarice Lispector.


"Sempre adorei ler, mas confesso que não possuia grande contato com a literatura brasileira; A Hora da Estrela foi, então, um livro marcante, eu me apaixonei por aquele livro"

Sabrina Gonçalves (estudante)



Já Abner Nóbrega, aluno do primeiro ano de Engenharia Ambiental, disse que sempre gostou de ler e até participou de dois Clubes de Leitura das Editoras Intrínseca e Autêntica.



"É difícil dizer apenas um livro marcante, mas um que gostei muito de ler foi a trilogia O Senhor dos Anéis."

Abner Nóbrega (estudante)




Uma amiga do Abner, Vanessa Simões, relatou que por conta da faculdade parou um pouco de ler, apesar de gostar e que pretende voltar ao hábito.



"Minha mãe é formada em letras o que incentivou desde cedo meu gosto pela leitura."

Vanessa Simões (estudante)



Fabiane Barros aluna do segundo ano de Engenharia Ambiental disse que sempre gostou de ler, principalmente livros de ficção científica como O Médico e o Monstro e Romances Regionais.


"Gosto muito de Jorge Amado, quando lemos os livros deles parece que nos transportamos pra Bahia, tenho profunda admiração e inclusive uma coleção enorme."

Fabiane Barros (estudante)



Outra presença da Engenharia Ambiental foi o Gabriel Alesandro , do primeiro ano. Um livro que gostou muito de ler foi Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, Gabriel também disse que gosta de ler livros de ficção científica.


"Adquiri o gosto pela leitura através do incentivo de um professor da escola, ele viu em mim um bom potencial de expressão. A partir daí obtive novos hábitos, a leitura me incentivou a falar alto e abertamente, ler me incentivou a ser mais eloquente e a me expressar. "

Gabriel Alesandro (estudante)


Trazida por seu amigo Gabriel, Cecília, aluna do primeiro ano de Engenharia Elétrica, disse que gosta dos clássicos da literatura.


"Eu adorei ler Dom Casmurro, li ainda jovem mas Machado de Assis me marcou. Atualmente estou lendo Quincas Borba, também de Machado."

Cecília (estudante)



A intenção é que o Clube Ocorra quinzenalmente, nas quartas- feiras. É muito gratificante para a equipe do LER a realização do Clube de Leitura e mais ainda que os participantes tenham gostado da experiência. Somos muito gratos pela confiança no Projeto e também pela presença de todos. Esperamos que os próximos encontros sejam ainda melhores, com mais participantes e novas leituras tornando assim nosso Clube mais maduro e permitindo sua solidificação. Lembramos que o próximo encontro vai ocorrer no dia 20 de Setembro também às 12:30 com previsão de término às 14:00.


Destaque
Tags
bottom of page