Alice no País do Espelho - Lewis Carrroll
O livro é a continuação da famosa história de Alice no País das Maravilhas em que Alice, depois ter vivido muitas aventuras no país do Chapeleiro Maluco, Alice está em casa, em uma tarde de inverno bastante entediante. Ela está observando sua gata Dinah banhando uma de suas filhotinhas enquanto a outra está destruindo tudo o que vê pela frente. Alice se zanga com a filhotinha bagunceira e dá uma bronca na gata enquanto começa a falar sobre suas aventuras no País das Maravilhas.
Alice não imagina mas está prestes a viver uma nova aventura quando o espelho da sua sala derrete e abre passagem para um novo mundo, o País do Espelho.
"Bem, isso quer dizer que vou ficar tão quentinha aqui como estava naquela sala velha", pensou. "De fato, acho que até vou sentir mais calor deste lado, porque não vai aparecer ninguém para ralhar comigo e mandar eu sair de perto do fogo. Ah, como vai ser engraçado quando eles me virem aqui, através do espelho, e não puderem tocar em mim!"
O sonho de Alice é se tornar uma rainha e para isso, ela precisa percorrer à bordo de um trem um tabuleiro de xadrez em que aqueles que quiserem ascender de posição devem fazer paradas estratégicas onde cada peça está localizada. Alice tem a oportunidade de rever grandes amigos e isso a deixa extasiada.
Á medida que Alice realiza suas jogadas, novos personagens aparecem e coisas fantásticas acontecem. É incrível a riqueza de detalhes e é muito envolvente toda a lógica por trás das jogadas que ela deve fazer para conquistar seu objetivo.
Com certeza esse não é um livro apenas para o público infantil. As lições que recebemos e a demonstração da crença de Alice em tudo o que está acontecendo ao seu redor além de sua avidez por sair da rotina geram reflexões.
"[...] Uma vez que você diz alguma coisa, está dita, e você tem de arcar com as consequências."
O livro, assim como o primeiro, ganhou uma versão cinematográfica bastante elogiada.
Divirtam-se!