top of page
  • lerufc

Entrevista na Rádio Universitária

Na sexta (17) os membros do LER tiveram a oportunidade de falar um pouco mais sobre o projeto no Programa Casa Aberta. O programa apresenta debates sobre temas instigantes e relevantes para a Formação Docente no Ensino Superior com a participação de professoras e professores da Universidade Federal do Ceará e convidados de outras Instituições de Ensino Superior. É uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação da UFC com apoio do Instituto UFC Virtual.


O convite partiu da professora Bernadete Porto, membro da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico da UFC. Bernadete sugeriu a entrevista ao apresentador do programa, Ismael Furtado.


Começamos a entrevista com o coordenador do projeto, professor Luís Gonzaga, falando sobre sua trajetória profissional e o quanto a leitura pode ser importante na transformação do ambiente acadêmico do Centro de Tecnologia. O professor falou também sobre o processo de criação do LER, que passou pela necessidade de intervir na realidade dos estudantes de engenharia da UFC, sendo a leitura geradora de questionamentos que se estendem aos planos sociais, econômicos e políticos.


Também participaram da entrevista os alunos integrantes do projeto, Mariana Campos e Rayssa Carneiro, ambas alunas de engenharia civil e José Valtemberg, aluno do curso de engenharia de energias renováveis. Os alunos puderam contar sobre suas experiências com a leitura, a importância da eexistência do LER e como começou a relação com o projeto. Além disso, cada um falou sobre um aspecto do projeto: Mariana falou sobre os encontros do Clube de Leitura, os quais acontecem quinzenalmente e que são abertos aos alunos de todos os cursos da UFC.


"Nós como alunos de engenharia vivenciamos o dia a dia e realmente as leituras são estritamente técnicas. Então é bastante necessário que o LER exista para tentar mudar essa realidade e tenho muito orgulho de fazer parte disso."

-Mariana Campos


Rayssa falou sobre as redes sociais do projeto e a importância que elas possuem para a divulgação do projeto, de suas ações e para a dispersão de conteúdo cultural online. Já Valtemberg falou sobre a ação mais recente do projeto: a estante de livros compartilhados, "Leituras na Engenharia", que fica localizada no Centro de Tecnologia, sendo possível também aos alunos e professores doarem livros para que sejam disponibilizados na estante.

"Em cada um dos clubes foi possível nós discutirmos diversos temas como classes socias, formação acadêmica, política, sociedade... e percebi que ao longo dos encontros foi possível desenvolver mais o pensamento crítico, os valores éticos, respeitar a opinião dos outros, mas principalmente saber pensar, saber refletir..."

- Rayssa Carneiro

"O engenheiro é, de uma forma ou outra, é um ser político. E não podemos excluir a política porque política está em todo lugar, está onde nós estamos."

-José Valtemberg

Ao final do programa, o professor Luís Gonzaga leu um dos textos que selecionamos em nosso material semelhante ao cordel. O texto era autoral, escrito por um aluno de engenharia civil, enviado ao nosso e-mail. Foi uma oportunidade para divulgar também o nosso espaço de publicação de textos autorais.


VIVERIA NA ALEGORIA


Ninguém sabe se a morte É a continuação da vida Ou um sono indefinido Na esperança de acordar

Ou seria recomeço Do sofrimento dos homens livres Quem se apegam ao Sensível Em detrimento do sonhar

Prendido em uma caverna Mas tão próximos das Ideias Apegado aos seus medos Acorrentado um ao outro

Então sairia Visitaria o Intelingível Procuraria o inexplicável E voltaria ao Sensível Poderiamos nos libertar

Eles estariam tão apegados Mesmo por todo meu falar Seria taxado por mentira Então me mataria Pelo medo do desacorrentar


Gostaríamos de agradecer à toda a equipe do programa pela oportunidade de falar sobre o projeto, esclarecer dúvidas e mostrar que a leitura tem poder transformador. Agradecemos também pelo acolhimento. Que venham outras oportunidades!





Destaque
Tags
bottom of page