top of page
  • Mariana Campos e Rayssa Carneiro

Museu da Fotografia: uma mescla de visões.

O Museu da Fotografia de Fortaleza já impressiona antes mesmo de entrar. O prédio que era a sede do Instituto Brasil - Estados Unidos (IBEU) e apresentava uma fachada pouco expressiva deu lugar a um prédio marcante, que possui uma fachada facilmente assimilável por quem a vê. Uma bela casa para as mais de duas mil obras que compõem o acervo.

O projeto é assinado pela Marcus Novais Arquitetura e teve sua inauguração este ano. Foto: baladain.com.br

Ao entrar, nos deparamos com um hall de entrada belíssimo, que conta com a disponibilização de material para pesquisa. As obras são realmente interessantes, os livros abordam temas muito variados: indo de fotografias de obras Renascentistas à registros da Guerra atual no mundo Árabe. Infelizmente os livros não estão disponíveis para aluguel mas isso não tira a beleza da possibilidade de acesso à todas essas imagens.

Espaço para pesquisa. Foto: Igor Ribeiro

Um das primeiras obras que observamos é bastante peculiar. De autoria de Patrick Hamilton, as fotos são apresentadas em baldes e possuem uma iluminação diferenciada. Podemos até mesmo ter a sensação de que as fotografias estão liquefeitas.

As fotografias expostas são de uma diversidade riquíssima: são temáticas nacionais e internacionais, fotos do cotidiano, fotos de momentos importantes, fotos captadas no momento certo. O acervo conta ainda com fotos bem antigas mostrando, inclusive, parte de Fortaleza antiga e fotos mais atuais nos auxiliando a entender parte de nossa história.


Muitas dessas imagens (quase todas) nos fazem refletir sobre temáticas importantes, exemplificadas por vários exemplares de fotografias de cunho histórico que retratam desde momentos cotidianos da vida a momentos memoráveis da história mundial.


As fotos são expostas e separadas por temas e andares dentro do Museu, de modo que a arquitetura do prédio compõe parte da exposição e contribuem no trabalho de divisão das fotografias, auxiliando nossa experiência de visita ao Museu. Por exemplo, há uma parte exclusiva para fotografias do Norte e Nordeste do Brasil. Dos temas trabalhados destaca-se a Infância em um acervo bastante variado em uma sessão exclusiva com fotos infantis que retratam inclusive o trabalho infantil.


O Museu também oferece a seu público, com certa frequência, cursos e palestras que envolvem o tema fotografia.


A visita ao Museu da Fotografia de Fortaleza nos faz refletir e perceber que a fotografia pode ser usada como forma de arte e consequentemente expressão do mundo ao nosso redor.


Aqui vão alguns registros dessa visita enriquecedora:

 

Endereço:

Rua Frederico Borges, n° 545

Bairro Varjota

Funcionamento:

Abre de quarta à domingo, de 12:00 às 17:00.

Às quartas a entrada é gratuita e de quinta à domingo custa R$10,00 inteira e R$5,00 meia.


Destaque
Tags
bottom of page